Roda de Conversa discutiu fortalecimento e a conscientização sobre a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce, de tratamentos humanizados e paliativos, sem esquecer dos direitos da pessoa com câncer.
No último final de semana, o Bar da Lagoa no Parque das Águas em Cuiabá, foi palco de mais um evento alusivo à campanha Outubro Rosa, a “3ª Caminhada e Roda de Conversa” que teve o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero.
A ‘Roda de Conversa’ foi realizada pelo Grupo Life – Curadas para Curar em parceria com clínicas da área de saúde, médicos, psicólogos, nutricionistas e operadores do direito. A iniciativa contou com o apoio da desembargadora e presidente eleita do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Clarice Claudino da Silva, e da juíza da Terceira Vara Especializada de Família e Sucessões da Comarca de Várzea Grande, Jaqueline Cherulli.
“A minha perspectiva é incentivar as mulheres que já despertaram para o problema do câncer a continuar com a autoestima muito elevada, pois ajuda bastante e também contagiar outras para que se cuidem, se amem e passem adiante essa cultura do autocuidado e do amor. O ser humano é o foco desse evento e o ser humano é o foco das minhas preocupações, ações, objetivos, sejam profissionais, sociais, pessoais. Eu gosto muito de pessoas, tenho muita alegria de poder participar desse maravilhoso grupo”, declarou a desembargadora Clarice Claudino que também pontuou durante a ‘Roda de Conversa’:
“Olhem para si, porque o câncer tem muito a ver com nossa vida íntima, com nosso bem estar emocional, com a espiritualização de cada um. Nós não somos só um corpo que é perecível, somos essência que vem do criador e temos a responsabilidade de cultivar essa essência e o amor”, acrescentou Dra. Clarisse Cladino.
Jaqueline Cherulli destacou o trabalho que desenvolve em visão sistêmica na ajuda da identificação dos sintomas que adoecem as pessoas. “Foi uma oportunidade de compartilhar informações, meus estudos, devemos fazer mais para trazer mudanças para as vidas das pessoas. Os sintomas que as pessoas têm comunicam, chamam a atenção e devemos aprender a interpretá-los pois o mesmo amor que adoece cura. Eu vi que essas mulheres que adoeceram encontram suporte, apoio e amor no grupo que elas criaram”.
Na abertura do evento, as idealizadoras do Grupo Life – Curadas para Curar, as amigas Tâmara Gomes e Camila Bernal Barreto, falaram da importância da presença das mulheres e apoiadores. “Todos vieram dar um toque especial na Caminhada e na Roda de Conversa, e deixaram o cenário mais enriquecido com suas experiências e palavras. Agradecemos imensamente aos apoiadores que nos ajudaram a realizar o evento, todos foram importantes”, ressaltou Camila Bernal, a qual também frisou que esta campanha pode ser decisiva na vida de uma mulher: “Cuidar de si também é um ato de amor”.
Para Tâmara Gomes, a prevenção é a maior aliada neste caso, porque há cura. “Todas nós merecemos este autocuidado, é uma questão de amor”, esclareceu.
Também frisou a relevância de um encontro presencial para tratar de um assunto tão delicado quanto é o câncer de mama, “em especial por aproximar médicos e pacientes, trocarmos experiências, esclarecer dívidas, conhecer novos tratamentos e estarmos juntos nos apoiando principalmente após o período crítico da pandemia.
“Estamos nos socializando de volta. E fazer isso trocando experiências, ainda que tragam tantas dores, muitas lembranças de sofrimento, é fundamental porque é o que nos faz humanos. E são essas memórias que nos fazem entender o quanto somos capazes de superar desafios”, disse Tâmara.
DEPOIMENTOS E APOIO – O advogado Ussiel Tavares, apresentou o Instituto Mario Cardi Filho, do qual é presidente e foi criado para disseminar informações sobre leis e direitos de pessoas com câncer além de promover a advocacia pro bono a pacientes de baixa renda. “Mário Cardi Filho era advogado, meu sócio e meu amigo e devido a câncer de pulmão ele não está mais entre nós. Quando nos deixou foi um momento muito dolorido para todos nós então resolvemos fazer algo em benefício de pessoas que passam pela doença do câncer e criamos o Instituto. Nós realizamos com frequência palestras e lives para falar sobre assuntos relacionados ao câncer, não somente das leis e direitos mas sobre nutrição, qualidade de vida, tudo que foi relacionado ao câncer e para ajudar pessoas. O Instituto já tem seis anos, tem alcançados resultados importantes e o mais importante que fazemos lá na minha opinião é a advocacia pro bono. Entramos com ações judiciais para pessoas que não tem condições de contratar um advogado principalmente para obter medicações que muitas vezes são caríssimas. É uma forma de ajudar no momento difícil pela qual o paciente de câncer passa”, relatou.
Ana Cláudia teve câncer de mama e integra o Grupo Life e acordou cedo para participar e compartilhar experiências. “Conhecia a Camila Bernal quando tive câncer de mama e este é o segundo ano que participo da caminhada e da roda de conversa. A atividade física pode ser considerada um medicamento que atua tanto na prevenção e no tratamento dessas condições. Já a roda de conversa e o grupo formado por mulheres é ideal pois quem tem ou teve câncer sabe que conversar com outra pessoa que passa ou passou pela doença é diferente”, disse.
Ivan de Almeida, pai de Tâmara Gomes que além de idealizadora do Grupo Life é também paciente de câncer, participou do evento como forma de apoio à filha e às outras pacientes. “Acompanho minha filha desde o começo da doença. Ela se curou uma vez, mas o câncer voltou. E vamos sempre dar força, incentivo a todos que tem câncer e para elas saberem que não estão sozinhas nessa luta”.
Ilda Barreto, médica Radiologista, além de falar como profissional da saúde também compartilhou a experiência de ter sido paciente com câncer. “Além de médica especialista no diagnóstico do câncer de mama por imagem eu tive a doença. Eu mesma diagnostiquei meu câncer. E posso afirmar que conviver com as pacientes que tem câncer é uma coisa e ser portadora de câncer é outra bem diferente. Por isso deixo a mensagem da importância do Outubro Rosa de lembrar as mulheres de estarem se cuidando, de fazer a mamografia anual, de ir com frequência ao médico, que facilitam a detecção precoce do câncer de mama e aumenta em 95% a chance de cura”.
André Crepaldi, médico oncológico da Oncolog e do Hospital de Câncer de Mato Grosso, acrescentou a importância de valorizar o Grupo Life e a troca de informações que criaram. “São informações trazidas por pessoas que vivenciaram o câncer. O paciente em tratamento não necessita só de um médico e da equipe de saúde, mas precisa também desse apoio. Nós apoiamos desde o primeiro ano a iniciativa delas. O mais importante é levar a mensagem de esperança que ajuda no tratamento desde a fase inicial até nas fases mais avançadas, o que traz mais qualidade de vida para as pacientes”, declarou.
Wilson Garcia Pereira, médico especialista em oncologia cirúrgica e mastologia, participou da Roda de Conversa e lembrou que o câncer de mama é o mais comum na mulher brasileira, segundo estatísticas teremos mais de 17 mil mulheres que morrerão este ano vitimadas pelo câncer e para evitar isso façam a mamografia ao menos uma vez por ano. Esse exame pode diagnosticar a doença precocemente garantindo até 95% de chances de cura. O Grupo de apoio Life é fundamental, ele vai além do tratamento que o médico faz, conhece cada indivíduo, entra na vida dela, acolhe e dá apoio emocional além de ampará-las nas suas dificuldades”.
Mariana de Carvalho da Silva, médica geriatra e paliativa, explicou sobre o tratamento paliativo e mais humanizado. “A Medicina Paliativa é responsável por oferecer qualidade de vida aos pacientes e seus familiares que sofrem com doença progressiva que ameace a continuidade da vida. O médico paliativista não se dedica a tratar unicamente a doença, mas sim a um olhar cuidadoso para com a pessoa, respeitando sua biografia e seus anseios. Muitas vezes também uma equipe multidisciplinar”, explicou.
Amanda Gonçalves, nutricionista e assessora técnica da Guia Hospitalar e Nutrição, apresentou produtos que ajudam na nutrição e imunidade do paciente com câncer.
Yussuf Jabar Torre do Vale, proprietário sócio do Bar da Lagoa, destacou que apoia o evento desde o primeiro ano de realização. “A qualidade de vida deve ser buscada por todos, estamos dentro do Parque das Águas, trabalhamos com entretenimento, alegria e vida saudável, por isso apoiamos a iniciativa do Grupo Life – Curadas para Curar”.
Também participaram do evento representantes do Imedi, do IMN, da Oncocenter, do HelpVida, da Unimed, da Bela Vida Farmácia de Manipulação, as empresas DR Sanitiza, da P Dois Fotos e Vídeos, da Eureko, da Gráfica Liberal e da Movie Slow 360.
Grupo Life – Curadas para Curar: Fundado há três anos pelas amigas, Tâmara Gomes Santos e Camila Bernal Barreto, que após passarem pela experiência da doença decidiram apoiam e mostrar a outras mulheres que enfrentam o câncer, que elas não estão sozinhas. Atualmente o grupo conta com 60 mulheres que são mães, esposas, irmãs, trabalhadoras, gente comum que precisa de apoio.