Notícias

Instituto realiza campanha para doação de sangue e cadastro de medula óssea

Ação ocorre em semana de aniversário do Instituto Mário Cardi Filho, 14 a 18 de fevereiro; 04 anos na divulgação de informações e defesa dos direitos de pessoas com câncer

 

O Instituto Mário Cardi Filho apoia a campanha do MT Hemocentro para Doação de Sangue e cadastro para Doação de Medula Óssea. Através das redes sociais, divulga informações importantes a exemplo do link para doação e cadastro (http://mthemocentro.saude.mt.gov.br).

“De 14 a 18 de fevereiro o Instituto Mario Cardi Filho completa quatro anos na defesa dos direitos de pessoas com câncer e também na divulgação de informações que ajudem esses pacientes no dia a dia. Em comemoração, abraçamos essas duas campanhas. O MT Hemocentro é um dos nossos parceiros e vamos apoiar essas e outras campanhas para tentar sensibilizar as pessoas e fidelizar novos voluntários para eles. Entendemos ser importante manter o estoque de sangue e suprir as demandas dos hospitais e prontos-socorros públicos. Todos precisam fazer sua parte”, pontua o diretor-presidente do Instituto e advogado, Ussiel Tavares

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, revela que parcerias como esta são fundamentais para o Banco de Sangue Público. “Nós temos a prática de fazer a captação de doadores de sangue ou de medula de forma voluntária e altruísta, jamais impondo a reposição de bolsas de sangue aos familiares. As parcerias são fundamentais pois levam até à sociedade as informações que desmistificam o ato de doar, através de palestras, folders e massificam nossas campanhas em públicos que não conseguiríamos atingir. As parcerias também atraem novos doadores e os fidelizam”.

Gian Carla Zanela alerta para o cadastro de medula óssea: “Importante esclarecer à sociedade que quando a pessoa faz o cadastro para doação de medula óssea, ela se tornará apta para doar a qualquer pessoa do mundo. O que muitas vezes ocorre e nos entristece, é que a pessoa se cadastra para doar a medula para uma pessoa em específico, porém nem sempre ela é compatível. E o doador acaba se negando a doar para outra pessoa. Então vale ressaltar: o cadastro para doador de medula óssea é nacional e cruza com sistemas de outros países”, alerta a gestora.

Quanto às coletas de sangue além das Unidades de Coleta e Transfusão em cidades polo no interior do estado, a diretora do MT Hemocentro explica que estão ocorrendo somente internamente no único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, e com agendamento prévio para o atendimento de 10 pessoas por hora.

Durante o atendimento, a equipe da unidade e os doares cumprem rigorosamente as medidas de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19 e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

Quem pode doar – O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Para agendar a doação – Acesse as redes sociais @institutomariocardifilho; ou diretamente o Sistema de Agendamento do MT-Hemocentro no link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

 

(Fonte: Rafaela Maximiano – Comunicação IMCF)

Notícias relacionadas