Notícias

Outubro Rosa: Palestra abordou direitos a pacientes com câncer

Em uma tarde que se encheu de esperança e solidariedade, o Núcleo de Advocacia Pro Bono do Instituto Mário Cardi Filho realizou uma palestra emocionante no dia 25 de outubro, focando nos direitos das pessoas com câncer, com especial atenção ao Sistema Único de Saúde (SUS). A plateia, composta por mulheres que travam uma batalha corajosa contra o câncer e dependem do SUS para o seu tratamento, encontrou respostas para suas dúvidas em uma palestra ministrada pelas advogadas Bruna Gabrielle Tavares e Nathália Lacerda.

O Instituto Mário Cardi Filho é uma instituição dedicada à advocacia pro bono, que oferece suporte jurídico às pessoas com câncer de baixa renda, além de ações culturais e educativas. Um dos seus objetivos fundamentais é a divulgação dos direitos dessas pessoas, e a palestra do último dia 25 foi mais um passo na direção desse objetivo.

A Dra. Bruna Gabrielle Tavares, emocionada, iniciou a palestra relembrando a história de um advogado brilhante, Mário Cardi Filho, seu tio, que infelizmente perdeu a batalha contra o câncer. Seu legado de luta e empatia inspirou a criação do Instituto, hoje presidido por seu pai, o advogado Ussiel Tavares. A palestra foi especialmente dedicada às assistidas do Instituto Viva o Despertar (IVD), conhecidas carinhosamente como “girassóis”.

A palestra abordou uma variedade de tópicos cruciais relacionados aos direitos das pessoas em tratamento de câncer. As palestrantes explicaram o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a importância desse sistema para garantir o tratamento digno das pessoas com câncer.

Foram ressaltados os direitos constitucionais que garantem acesso a medicamentos de alto custo, tratamentos, exames e cirurgias; A palestra elucidou como solicitar benefícios do INSS, como o Auxílio-Doença e a Aposentadoria por Incapacidade Permanente. Questões relacionadas a licenças médicas, adaptação laboral e faltas para exames preventivos foram discutidas também.

Além de abordadas as isenções fiscais, como o IPVA, Imposto de Renda, compra de carro, transporte público gratuito e IPTU. Acompanhamento psicológico, benefícios assistenciais e licença para acompanhante e temas como reconstrução mamária, terapias alternativas, apoio psicológico e prioridade na tramitação judicial, foram enfatizados.

Durante a palestra, a Dra. Nathália Lacerda esclareceu a importância de garantir que esses direitos sejam respeitados, destacando que, em meio às adversidades do câncer, a informação é uma arma poderosa.

Para Sandra Matos, 59 anos, que enfrentou o diagnóstico de câncer de mama em 2022 e realiza seu tratamento pelo SUS, a palestra foi esclarecedora. Ela compartilhou: “A palestra foi maravilhosa e minha dúvida era sobre a isenção do IPTU, que agora sei como conseguir junto à prefeitura”.

Sandra Rosa de Moraes, 48 anos, que começou seu tratamento para o câncer de mama em 2023, também encontrou respostas em relação aos benefícios a que tem direito. Ela afirmou: “A palestra me tirou muitas dúvidas, principalmente sobre o auxílio, como que eu poderia voltar a recebê-lo, ou prorrogá-lo”.

No encerramento da palestra, a importância de disseminar o conhecimento sobre os direitos das pessoas com câncer foi enfatizada. “Para o Instituto Mário Cardi Filho, as ‘girassóis’ e todos aqueles que enfrentam essa jornada desafiadora podem receber o suporte necessário para enfrentar o câncer com dignidade e esperança”, pontuou Nathália.

Serviço – O Instituto Mario Cardi Filho está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 574 – Centro Sul, Cuiabá, porém o atendimento pessoal é feito por agendamento através do telefone (65) 3623-1849. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone que é WhatsApp.

Para conhecer mais acesse www.institutomariocardi.com.br e pelas redes sociais @institutomariocardi

Notícias relacionadas