Instituto Mário Cardi Filho oferece assistências jurídica gratuita a pessoas com câncer e de baixa renda
No número 574 da Rua Antônio Maria Coelho, no coração de Cuiabá, funciona o Instituto Mário Cardi Filho. Criado em 2018 pelo advogado Ussiel Tavares, o instituto é uma homenagem ao amigo e sócio que morreu em 2014, vítima de câncer pulmonar. A entidade foi pensada para ser um olhar da advocacia voltado à oferta de serviços gratuitos de assistência social e jurídica para pessoas com câncer e de baixa renda.
Presidente da entidade, Ussiel Tavares recorda que acompanhou o tratamento de câncer pulmonar do amigo e sócio e o quanto chocou-se com o sofrimento dele. “Mesmo tendo condições de pagar pelo tratamento, ele sofreu muito”, recorda Ussiel Tavares.
“Fundamos esse instituto com esse olhar especial da advocacia aos pacientes de baixa renda”, explica ele. “São pessoas que sofrem com a doença e enfrentam dificuldades para ter acesso aos medicamentos que podem amenizar o sofrimento delas. Atendemos judicialmente pessoas de baixa renda que precisam de medicamentos de alto custo na rede pública e nosso foco são os pacientes que ganham até seis salários mínimos”, esclarece.
O instituto estabeleceu esse patamar de renda, segundo ele, como postura ética. Um cuidado para que o trabalho social não fosse confundido com captação de clientela.
De acordo com Ussiel, Mário Cardi Filho, que exerceu a advocacia em Mato Grosso por quase 30 anos, atendeu gratuitamente muitas pessoas carentes financeiramente. “O atendimento pro bono era uma constante na trajetória dele, desde os tempos em Santo André, sua cidade natal”, revela o amigo.
“O prédio onde hoje funciona o Instituto é o mesmo onde Mário Cardi exerceu, com paixão e ética, sua advocacia”, recorda ele. Além de construir uma trajetória de sucesso e respeito na área jurídica, Cardi Filho também atuou na defesa da classe. Ele foi conselheiro da Ordem dos Advogados (OAB-MT) e membro do Tribunal de Ética e Disciplina e da Comissão de Ensino Jurídico, entre outras funções voluntárias.
CULTURA E CONSCIENTIZAÇÃO – Ao longo dos sete anos de atividades, o Instituto se tornou muito mais que uma homenagem. Hoje é reconhecido como um centro de transformação social, cultural e defesa jurídica. Além da adoção de medidas judiciais para assegurar medicamentos e outras assistências em saúde, difunde os direitos dos portadores de câncer.
Nas palestras direcionadas aos portadores de câncer e seus familiares, mostra, por exemplo, que o acesso ao atendimento e os medicamentos são garantias legais. No auditório do instituto também são realizados cursos, oficinas, saraus e exposições culturais e outros eventos.
“Desenvolvemos atividades que resgatam a essência de Mário: o amor ao Direito, à cultura e ao debate”, diz Ussiel Tavares. A expectativa é que o trabalho do Instituto possa fazer com que outros escritórios de advocacia se proponham ao voluntariado.
Endereço eletrônico: www.institutomariocardi.com.br
(Matéria veiculada pelo Jornal Diário de Cuiabá no dia 07 de abril de 2025 em homenagem aos 308 anos de Cuiabá)
(ALECY ALVES/Diário de Cuiabá)
https://www.diariodecuiaba.com.br/cidades/numero-574-da-rua-antonio-maria-sedia-exemplo-de-solidariedade/706033