Discussão será mediada pelo advogado Ussiel Tavares e reunirá nomes como o do promotor de Justiça de Mato Grosso Alexandre Guedes, do presidente da OAB Nacional em Bioética Henderson Furs, do gerente de produtos controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Thiago Brasil Silvério, do médico oncologista Wilson Garcia, do médico anestesiologista do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Felipe Audi Bernardino e do advogado Marcos Marrafon.
“O uso terapêutico e legal da cannabis para pacientes oncológicos” será o tema da live promovida pelo Instituto Mario Cardi Filho em parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso no dia 05 de outubro, a partir das 19h.
Para o presidente do Instituto Mario Cardi Filho, advogado Ussiel Tavares, “Esse é um assunto precisa ser discutido por toda a sociedade. E para opinarmos e nos posicionarmos é preciso entender o tema, tirar dúvidas. Para dar visibilidade ao assunto vamos promover a discussão trazendo diversos pontos de vista: o político, o do direito, o da justiça, da medicina, a bioética e da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa”, explica o presidente.
A regulamentação da cannabis medicinal é um tema controverso. No Senado Federal projetos de leis tramitam enquanto pacientes tentam vencer além da doença, o preconceito, as ações judiciais e o alto custo para a importação das substâncias.
Entre os prós se sabe que essas substâncias, genericamente chamadas de canabinoides, as mais utilizadas são o CBS e o THC, são medicamentos não capazes de curar doenças propriamente ditas, mas sim de minimizar ou até eliminar certos sintomas e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida do paciente.
Por outro lado, os críticos se dividem entre os que afirmam que os estudos sobre a segurança não são conclusivos e os que acreditam que a disseminação dos remédios seria apenas o primeiro passo para a legalização da maconha no país.
“Será uma boa discussão, convidamos a todos os interessados a participar e tirar suas dúvidas”, pontua Ussiel Tavares.
A live será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Mário Cardi Filho, dia 05 de outubro, a partir das 19h.
(Fonte: Rafaela Maximiano – Comunicação IMCF)