Conheça o Instituto

Desenvolvimento do estudo jurídico e da cultura

O INSTITUTO MÁRIO CARDI FILHO é uma associação criada em 9/fevereiro/2018 com o objetivo de desenvolver atividades de caráter cultural, artístico, jurídico, educacional, social, esportivo, beneficente, dentre outros. O INSTITUTO está sediado na Rua Antônio Maria Coelho, 574, Centro Sul, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso.

Idealizado pelo Dr. Ussiel Tavares da Silva Filho, amigo e sócio de Mário Cardi Filho, e dezenas de outras pessoas que fizeram parte do círculo profissional e de amigos de Mário, o INSTITUTO é uma forma de prestar homenagem ao Dr. Mário Cardi Filho, advogado e entusiasta do desenvolvimento cultural, intelectual e do debate jurídico.

O INSTITUTO, criado especialmente para fomentar o desenvolvimento do estudo jurídico e da cultura, possui espaço com auditório onde são oferecidas palestras, cursos de aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de abrigar manifestações artísticas e culturais.

Mário Cardi Filho foi advogado e faleceu em 2014, vítima de câncer, razão pela qual o INSTITUTO desenvolve atividades de assistência social, com foco especial no atendimento a pessoas portadoras de câncer, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e adoção de medidas judiciais e extrajudiciais para o exercício desses direitos.

“Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha.”

Mahatma Gandhi

Atividades

O objetivo do Instituto é promover o debate jurídico e fomentar a arte a e cultura, que sempre foram paixões do Dr. Mário Cardi.
Os cursos são voltados aos profissionais do Direito e de outras ciências, com a perspectiva de contribuir para o engrandecimento profissional dos participantes.
As atividades objetivam fomentar a cultura, prestigiando os artistas locais mediante exposições, oficinas, saraus, entre outras atividades.
Além disso, o Instituto orienta as pessoas portadoras de cânceres sobre os direitos e como exercê-los, mediante palestras e assessoria jurídica pro bono.

Estrutura

O Instituto possui um moderno e confortável auditório que comporta até 15 pessoas, equipado com projetor, lousa, internet wi fi, mesas com tomadas para notebooks e cabos de rede.
Além disso, possui ampla recepção e área para coffe breaks.
Também contém uma sala multiuso que pode ser usada para reuniões, trabalhos em grupos e uma sala de estudos.

Quem foi Mário Cardi Filho

Conheça sua história

Mário Cardi Filho nasceu em xxxx, filho de Mário Cardi e Elian dos Santos Cardi. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e especializou-se em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Chegou em Cuiabá em 1988, quando se associou profissionalmente com o amigo Ussiel Tavares da Silva Filho.

Advogado combativo e dedicado, logo angariou respeito dos colegas e da comunidade jurídica em geral. Dentre as várias atividades desenvolvidas por Mário Cardi, especialmente à OAB/MT e à advocacia mato-grossense, destaca-se a advocacia pro bono, iniciada ainda quando residia em Santo André, sempre atuando em prol de membros carentes da comunidade em que vivia.

Mário Cardi foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso no período compreendido entre 1998 e 2000, além de exercer, na mesma instituição, as funções de membro do Tribunal de Ética e Disciplina, das Comissões de Estágio e Exame de Ordem e de Ensino Jurídico e, ainda, do Conselho Editorial do jornal “Defesa”.

Compôs, por indicação da OAB/MT, a lista sêxtupla destinada ao provimento do cargo de desembargador do TRT/MT, em vaga do quinto constitucional da OAB. Foi agraciado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região com o título de Oficial da Ordem São José Operário. Desempenhou a função de juiz auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Mato Grosso e presidiu uma das suas câmaras julgadoras.

Depois do seu falecimento, em 2014, foi homenageado pela OAB/MT, cujo Conselho Seccional aprovou nomear o plenário da sede como “Plenário Mário Cardi Filho”. Segundo Rogério Gallo, relator da proposta, “a história de Mario Cardi Filho foi pródiga em fatos que o faz merecedor da homenagem proposta. Mário fervilhava ideias e, por isso, contribuiu muito por onde passava. Sua presença era notada nos ambientes e jamais era despercebida. Homem de muitas ideias e ideais muito sólidos. Não se comprazia com a advocacia fácil. Tinha apreço pelos bons debates jurídicos, jamais se desapegando da ética. Desconhece-se pessoa, profissional do direito ou não, que lance contra Mario qualquer dúvida sobre a sua retidão de caráter. Por isso, sua atuação profissional foi sempre muito profícua, mantendo, desde 1988, um escritório de reconhecido sucesso com seu amigo Ussiel Tavares.

Ainda segundo Gallo, “Mário não se resignava, não se contentava com os limites de seu escritório e dedicava parte seu tempo para a advocacia mato-grossense, desde as articulações, com outros advogados, para a efetiva instalação do TRT/MT até a fundação da Associação dos Advogados de Mato Grosso, que nasceu como um espaço para, muito mais do que o lazer, bons e acalorados debates sobre a advocacia. De lá vieram muitos dos diretores e conselheiros das últimas duas décadas de história da nossa instituição. Mario sempre apoiou seu sócio e ex-presidente da OAB/MT Ussiel Tavares quando este assumiu a diretoria da entidade, principalmente em momentos difíceis e de rupturas vividos pela sociedade como a emblemática Operação Arca de Noé, ocorrida em 2001, e que exigiu da OAB/MT, de seus conselheiros e de toda a sociedade um posicionamento firme para o lado certo, ético e limpo. Mario, não é preciso dizer, estava deste lado”.

Culto, de inteligência aguçada e fina ironia, Mário Cardi muito contribuiu com o meio social em que esteve inserido, como advogado e cidadão. Desempenhou sempre com retidão as funções que ocupou, revelando seu apreço pelos valores democráticos e pela crença num futuro melhor para a sociedade brasileira.

Para preservar e continuar a contribuir com essas crenças e eternizar os ideais de Mário Cardi é que o INSTITUTO desenvolve seus trabalhos.